1 – LOMBALGIA – Damos esse nome à dor que atinge a região da coluna lombar que pode ter várias causas e que pode ou não ter irradiação para uma ou ambas as penas. É a segunda queixa mais comum em consultórios de todo mundo, atrás apenas da dor de cabeça, Aproximadamente 80% das pessoas terão algum episódio de lombalgia. Ela pode acontecer de forma aguda – por um tempo menor de três semanas – ou crônica, com duração maior que três meses.
2 – BICO DE PAPAGAIO – É um crescimento ósseo anormal ao redor das vértebras, associado ao desgaste do disco. O nome científico para essa alteração é “osteofitose”, mas ao olhar no raio-x, a aparência é de um bico de papagaio e, por isso, esse tornou-se o nome popular.
As mudanças degenerativas são mais comuns com o envelhecimento e podem ser relacionados a fatores genéticos e ambientais, como o tabagismo.
3 – HÉRNIA DE DISCO – Estima-se que 5,2 milhões de brasileiros sejam portadores dessa alteração, que pode apresentar sintomas como dor, alteração da sensibilidade e perda de força no membro inferior. Entre os elementos que aumentam a possibilidade da hérnia de disco – além da sobrecarga – estão a presença da inflamação crônica, redução do suprimento sanguíneo e fatores genéticos.
Existem diferentes tipos de doenças ou sintomas que podem atingir a coluna dos adultos, no post de hoje vamos falar sobre as mais comuns em consultório.
Arraste para o lado e saiba mais!
Precisa de atendimento médico? Entre em contato com a nossa equipe e reserve o
seu horário:
📲 (41) 99276-0655 ou https://bit.ly/3AARnTm
📍 Hospital Pequeno Príncipe
📍 Eco Medical Center
📍 Clínica Artro
Curitiba – PR
Dr. Luiz Müller Avila
CRM-PR 29757 / RQE 17041