1 – QUEIXA ESTÉTICA COSTUMA SER O MOTIVO DA CONSULTA: Geralmente os pacientes vêm ao consultório por queixa de má postura ou corcunda, que costuma ter um impacto estético mais importante se comparado à escoliose.
2 – OS PACIENTES PODEM APRESENTAR DOR: A dor é mais comum nos pacientes com Scheuermann do que na população em geral ou diagnosticados com escolioses. Pode ocorrer no ápice da deformidade ou na lombar e costuma melhorar com o repouso.
3 – EXISTE TRATAMENTO: As medidas conservadoras com fisioterapia e exercícios podem ajudar muito no manejo da dor. O colete pode funcionar, porém é de difícil adesão pelos pacientes. A maioria dos casos não precisa de cirurgia mas, quando indicada, costuma ter ótimos resultados clínicos e de satisfação dos pacientes.
A causa desta deformidade ainda é desconhecida e é comum que os primeiros sinais aconteçam no início da puberdade. O diagnóstico é feito em consulta médica, com o exame físico, e confirmado pelo exame de Raios-x.
A indicação de tratamento é feita conforme o grau da deformidade do paciente e sintomas.
Para saber se qual é o tratamento indicado para o seu filho é necessário realizar uma consulta médica. Entre em contato com a nossa equipe e reserve o seu horário:
📲 (41) 99276-0655 ou https://bit.ly/3AARnTm
📍 Hospital Pequeno Príncipe
📍 Eco Medical Center
📍 Clínica Artro
Curitiba – PR
Dr. Luiz Müller Avila
CRM-PR 29757 / RQE 17041