1 – A ALTA HOSPITALAR OCORRE EM CERCA DE 4 DIAS – Tudo depende da recuperação do paciente, mas na maioria dos casos a liberação para voltar para casa ocorre entre três e quatro dias após a cirurgia.
2 – NÃO PRECISA TER MEDO DA RECUPERAÇÃO – É muito comum que os familiares e a paciente tenham medo do pós-operatório mas, na maioria dos casos o paciente já se sente confortável para as atividades do dia a dia, como caminhar e ir para a escola, em até 3 semanas. Gradualmente as atividades são liberadas e a paciente volta a vida normal.
3 – O PACIENTE PODE LEVANTAR NAS PRIMEIRAS 24 HORAS – As primeiras mobilizações da paciente são feitas por mim ou por alguém da minha equipe, mas já é possível sentar-se na cama no mesmo dia da cirurgia e ficar em pé nas primeiras 24 horas.
4 – A ADOLESCENTE OPERADA PARA DE CRESCER – A cirurgia para escoliose se chama artrodese, o que significa fusionar ou “colar” as vértebras do segmento operado que, por consequência, não vai mais crescer. O resto da coluna e do corpo vai seguir se desenvolvendo e crescendo normalmente e, como a coluna é realinhada durante a correção da escoliose, a altura final da paciente costuma ficar maior após a cirurgia.
Quando indicamos a realização de uma cirurgia para correção da escoliose é comum que pais e as crianças/adolescentes tenham medo da recuperação pós-operatória.
Lembre-se também que a melhor forma de se sentir seguro e confiante para o procedimento é tirar todas as suas dúvidas com o médico responsável pelo seu caso.
Precisa de tratamento para seu filho(a)? Entre em contato com a nossa equipe e reserve o seu horário:
📲 (41) 99276-0655 ou https://bit.ly/3AARnTm
📍 Hospital Pequeno Príncipe
📍 Eco Medical Center
📍 Clínica Artro
Curitiba – PR
Dr. Luiz Müller Avila
CRM-PR 29757 / RQE 17041