Não existe uma idade máxima ou mínima para se realizar a cirurgia de correção da escoliose. A avaliação individual do paciente é o que vai checar a devida indicação para cada caso.
Nas crianças, sempre que possível, fazemos a cirurgia perto do período final do crescimento, para que o pulmão possa se desenvolver. Por outro lado, deformidades mais graves podem necessitar cirurgias muito mais precoces.
Em adultos, mais importante do que a idade cronológica é a saúde em geral do paciente. Nos dias de hoje, muitos pacientes com mais de 70 ou 80 anos tem uma vida ativa e capacidade de tolerar uma cirurgia. Se a deformidade estiver interferindo na qualidade de vida, o risco do tratamento deve ser individualizado e discutido com o paciente.
É importante ressaltar que, na escoliose, lidamos com casos diversos, o que exige uma avaliação particular considerando o impacto na qualidade de vida, o prognóstico da doença e as possíveis complicações associadas aos tratamentos.
Para agendar a sua consulta, entre em contato com a nossa equipe: (41) 99276-0655 ou https://bit.ly/3AARnTm Hospital Pequeno Príncipe Eco Medical Center Clínica Artro
Curitiba – PR Dr. Luiz Müller Avila CRM-PR 29757 / RQE 17041