O uso do colete no tratamento conservador da escoliose já é bem documentado e tem bons resultados. Não é indicado para todos os casos, mas para pacientes com curvas entre 20º e 45º com potencial de crescimento.
Existem diversos tipos de coletes: o mais conhecido e infelizmente ainda utilizado é o Milwaukee, aquele com os ferros até o pescoço. Ele é contra-indicado na maioria dos casos de Escoliose Idiopática.
Os coletes tipo Boston (com material plástico que incluem o tórax, lombar e a pelve) são amplamente usados e é neste modelo que a maioria dos trabalhos se baseia. Atualmente muito tem se falado dos coletes 3D que tem mostrado ótimos resultados. Por fim, existem os coletes de uso noturno, o principal deles é o Charleston, que funciona muito bem em algumas curvas lombares.
Existem vários outros que seguem princípios semelhantes aos descritos acima. O mais importante, no entanto, é que ele siga os princípios de correção da escoliose e seja customizado para a deformidade e corpo da paciente.
O sucesso do tratamento depende da indicação adequada, colete bem feito e adesão. Como já falei outras vezes, o tratamento conservador pode evitar cirurgia em até 75% dos pacientes.
Você percebeu alguma alteração na coluna do seu filho? Entre em contato com a nossa equipe e reserve o seu horário:
📲 (41) 99276-0655 ou https://bit.ly/3AARnTm
📍 Hospital Pequeno Príncipe
📍 Eco Medical Center
📍 Clínica Artro
Curitiba – PR
Dr. Luiz Müller Avila
CRM-PR 29757 / RQE 17041