MITOS SOBRE ESCOLIOSE QUE VOCÊ PRECISA PARAR DE ACREDITAR

Frequentemente eu recebo em consultório pacientes ou pais que se culpam pela escoliose que afetou crianças ou adolescentes. É muito importante ressaltar que a deformidade não está relacionada com hábitos de vida e não é responsabilidade de ninguém!

1 – A ESCOLIOSE É ‘CULPA’ DOS PAIS OU ADOLESCENTE
A deformidade na coluna não está relacionada com a postura, prática de exercícios físicos ou qualquer outro hábito de vida. As curvas podem acontecer sem causa definida (escoliose idiopática), devido a uma síndrome ou doença pré-existente.

2- UMA VEZ DIAGNOSTICADA A ESCOLIOSE É PROGRESSIVA
Apesar de não existir “cura” para a escoliose, a maioria dos pacientes não evoluem chegando a curvas de alto grau e, com isso, não necessitam de nenhum tratamento, apenas acompanhamento médico.

3 – O PESO DA MOCHILA ESCOLAR PODE CAUSAR ESCOLIOSE
Carregar peso ou praticar atividades físicas não provoca ou piora a deformidade. É preciso ter atenção ao peso adequado e a forma correta de usar a mochila escolar entre as crianças e adolescentes para evitar outros tipos de problema de coluna, mas a escoliose não está relacionada.

4 – A CIRURGIA É A ÚNICA FORMA DE TRATAMENTO
Conforme explicamos no item 2, a maioria dos pacientes com escoliose não precisam de intervenção médica. Casos moderados têm a indicação de uso do colete para o tratamento, com o objetivo evitar a progressão da curva. Apenas casos graves, com curvas maiores que 40 graus, podem ter indicação de cirurgia.

Precisa de atendimento médico? Entre em contato com a nossa equipe e reserve o
seu horário:
📲 (41) 99276-0655 ou https://bit.ly/3AARnTm
📍 Hospital Pequeno Príncipe
📍 Eco Medical Center
📍 Clínica Artro
Curitiba – PR

Dr. Luiz Müller Avila
Médico: CRM-PR 29757
Ortopedista: RQE 17041

Este site usa Cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.